"VIVA E DEIXE VIVER..." (Beatles)

"VIVA E DEIXE VIVER"

terça-feira, 30 de setembro de 2014

26 Técnicas Para Maximizar o Cérebro

Por Simone El Hage

26 técnicas e hábitos que podem ajudar seu cérebro a processar melhor e mais rapidamente o que você, vê, ouve, lê e sente

1. Respiração aérea. Mais profunda enche de mais oxigênio no sangue e, portanto, no cérebro. Respire pelo nariz e você vai perceber que você usa mais o diafragma, puxando o ar mais profundo em seus pulmões. Diversas respirações profundas podem também ajudar a relaxar, o que é propício para a clareza de pensamento.

2. Meditar. A meditação simples que você pode fazer agora é só fechar os olhos e prestar atenção à sua respiração. Contrair seus músculos e depois relaxá-los pode ajudar para começar. Quando sua mente vagueia, basta trazer de volta sua atenção para sua respiração. Cinco ou dez minutos deste exercício geralmente irão lhe relaxar, limpar sua mente e deixá-lo mais preparado para qualquer tarefa mental.

3. Sente-se direito. Postura afeta o seu processo de pensamento. Prove isso a si mesmo, fazendo um cálculo de matemática “de cabeça” enquanto está encurvado, olhando para o chão e com a boca aberta e pendurada. Então faça o cálculo mental sentado em linha reta, mantendo a boca fechada e olhando para frente ou ligeiramente para cima. Você notará que é mais fácil pensar com a última postura.

4. Hábitos de bons pensamentos. Basta usar uma técnica de resolução de problemas por várias semanas e ele se tornará um hábito. Redesenhar tudo que você vê por um tempo, e que se tornará um hábito. Você pode desenvolver muitos hábitos de bons pensamentos com algum esforço,e depois ser mais inventivo sem esforço a partir desse ponto. Use o poder do hábito.

5. Use o tempo morto. Este é o tempo que é desperdiçado de outra maneira ou apenas subutilizado. Tratamos do tempo de condução, tempo gasto em salas de espera, ou até mesmo o tempo gasto varrendo seu quintal pode ser incluído neste grupo. Com um mp3 player e uma viagem para uma biblioteca pública, você pode começar a usar esse tempo para ouvir áudio-books. Você pode gastar 200 horas por ano em seu carro. O que você poderia aprender nessas horas?
E dormindo, que é o período ideal para fazer a Reprogramação Mental com frequências sonoras específicas e mensagens subliminares, otimizando seu cérebro o tempo todo.

6. Aprender uma língua. Aprender uma nova língua foi mostrado como ferramenta para impedir o declínio na função cerebral relacionado à idade. Além disso, introduz a sua mente para novos conceitos e novas formas de olhar para as coisas (em Inglês estamos com medo, enquanto que em espanhol temos medo). É um dos melhores exercícios cerebrais.

7. Exercícios de atenção. Plena concentração e pensamento claro são mais ou menos automáticos, uma vez que, você remove distrações.
Aprenda a parar e observar a sua mente ocupada. Como você percebe as coisas que estão sutilmente lhe incomodando e lidar com elas. Isso pode significar dar um telefonema que você precisa fazer e que ainda não foi feito, ou colocar as coisas que você tem para fazer em uma lista, para que você possa esquecê-los por enquanto. Com a prática, isso se torna mais fácil, e seu pensamento se torna mais poderoso.

8. Escrever. Escrever é bom para a sua mente de várias maneiras. É uma maneira de dizer a sua memória o que é importante, assim fazer você recordar as coisas mais facilmente no futuro. É uma forma de esclarecer o seu pensamento. É uma maneira de exercer sua criatividade e capacidade analítica. Diários, crônicas, poesia, anotações e escrever histórias são formas de usar a escrita para aumentar seu poder cerebral.

9. Desenvolver sua intuição. Intuição pode ser uma parte importante da capacidade intelectual. Einstein e outros confiaram pesadamente em seus pressentimentos. Confie sempre na sua intuição, ela sempre está certa.

10. Dormir melhor. Se você tem certa quantidade de sono, provavelmente um mínimo de cinco horas, a qualidade parece ser mais importante do que a quantidade. Além disso, os cochilos curtos na parte da tarde parecem funcionar bem para recarregar o cérebro de algumas pessoas.

11. Cafeína. Pesquisas mostram maior pontuação de teste para os estudantes que bebem café antes de grandes provas. Em outros estudos, foi demonstrado que a cafeína demais leva a decisões de qualidade inferior. A cafeína afeta indivíduos de forma diferente, e tem alguns desagradáveis efeitos colaterais a longo prazo para alguns de nós.

12. Velocidade de Leitura. Ao contrário do que muitos acreditam, sua compreensão do material, muitas vezes cresce quando você aprende a aumentar a velocidade de leitura. Você começa a aprender muito mais em menos tempo, e é definitivamente um exercício bom para o cérebro.

13. Exercícios Físicos. Exercício a longo prazo pode aumentar a inteligência, o que não é surpreendente. Qualquer coisa que afete a saúde física de uma forma positiva, provavelmente, ajuda o cérebro também. Pesquisas recentes, no entanto, mostram que a função cognitiva é melhorada imediatamente após apenas 10 minutos de exercício aeróbico. Se você precisar de uma recarga cerebral, você pode subir e descer as escadas algumas vezes.

14. Amigos imaginários. Conversando com e recebendo conselhos de personagens em sua mente pode ser uma ótima maneira de acessar as informações em sua mente subconsciente. Imagine uma conversa com uma pessoa que tem um monte de conhecimento dentro da área que você quer um conselho.

15. Desenvolva a sua criatividade. Criatividade dá poder ao seu pensamento. Computação-prima pode ser feito por computadores agora, mas os seres humanos fornecem o pensamento criativo que molda o nosso mundo e nós fazemos as “obras-primas”. Ponha ideias em prática e pratique formando ideias.

16. Aprenda mais eficientemente. Quando você decide aprender alguma coisa, tome notas desde o início. Deixe cada “sessão de
aprendizagem”, com uma ou duas perguntas em mente, para criar expectativa e curiosidade. Faça pequenos intervalos, assim não haverá mais começos e finais de seus estudos (Coisas aprendidas no início ou fim de uma aula ou sessão são melhores lembrados).

17. Fale. Falar só é bom para o cérebro, se você quer realmente fazê-lo, é claro. Tente explicar algo que você não entende muito bem a um amigo, embora esteja sozinho, e você vai perceber que o processo de explicar o ajudará a esclarecer o seu entendimento.

18. Faça algo que você gosta. Esta é uma maneira de diminuir o stress. A chave é fazer algo ativo. Assistir TV não conta. Quer se trate de jogar freesbee ou a construção de casas para pássaros, quando você está ativamente engajado em uma atividade que você goste, você se preocupa menos com as coisas e começa a pensar melhor.

19. Ajustar suas crenças. Acredite que você é mais inteligente, e você se tornará mais inteligente. Para isso, as afirmativas podem funcionar,
mas o melhor mesmo é evidência. Tome nota de seus sucessos. Diga a si mesmo: “Ei, isso foi muito criativo”, quando você faz algo criativo.
Quando você tem uma boa ideia, anote-a. Reúna as provas da sua própria inteligência e você vai começar a se sentir mais inteligente mesmo.

20. Exercícios para o cérebro. Faça cálculos matemáticos em sua mente enquanto estiver dirigindo. Pense em um novo uso para tudo que você vê. O uso regular do cérebro tem sido mostrado como capaz para gerar crescimento neuronal novo, e até mesmo travar o declínio da função mental que muitas vezes vem com a idade.

21. Evite discussões desnecessárias. Quando você defende uma posição com muita força, especialmente quando é apenas para “ganhar” o argumento, você investe o ego para ele. Isto não é propício para a fácil aceitação e uso de novas informações. Em outras palavras, você põe sua mente em um barranco, e você vai escavá-lo mais fundo com cada argumento. Debate pode ser uma coisa valiosa, mas quando o ego assume o controle, a mente se fecha um pouco. Esta não é uma receita para pensar melhor.

22. Rir. A liberação de endorfinas causadas pelo riso reduz os níveis de stress, o que é bom para a saúde do cérebro a longo prazo. O riso
também tende a deixá-lo mais aberto a novas ideias e pensamentos.

23. Jogar. Estimular o cérebro faz com que aconteçam mudanças mensuráveis na sua estrutura. Novas ligações são feitas (sinapses) e novas células cerebrais são cultivadas (neurônios). Jogo intelectual, como xadrez, bem como qualquer jogo que envolva coordenação mão-olho estimula o cérebro.

24. Fazer quebra-cabeça. Palavras cruzadas, Sudoku e até mesmo bons enigmas são uma ótima maneira de começar o exercício do cérebro. Você pode trabalhar com eles enquanto espera por um dentista, ou no ônibus, se você estiver em curto intervalo de tempo.

25. Cantar. Quando você estiver sozinho em seu carro, tente cantar sobre algo que você está trabalhando. Isto abre caminhos e exercícios para o seu lado direito do cérebro. Você já reparou como é fácil rimar quando você canta do que quando você fala ou escreve? Isso ocorre porque o cérebro direito é melhor em reconhecimento de padrões. Ao fazer este exercício regularmente você pode treinar-se para explorar o poder do cérebro direito. Isto fará com que surja uma forma mais eficaz de resolver problemas. Se você duvida, a distinção entre os hemisférios do cérebro veja como a gagueira dos gagos pode parar assim que eles começam a cantar. Experimente.

26. Autoconsciência. Isso pode não parecer importante para o poder do cérebro, mas é. Quando você se conhece melhor, você pode evitar os efeitos usuais de ego e emoção em seus, aparentemente, pensamentos “racionais”. Ou você pode pelo menos ter isso em conta. Observe-se, especialmente como você explica coisas ou discute.

Reprograme-se

Reprogramação Mental Coleção Completa

B
eijo,
Simone El Hage

Nenhum comentário:

Postar um comentário